Automação Industrial integrado ao Ensino Médio

Curso Técnico em Automação Industrial integrado ao Ensino Médio

 

Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais

Nesta modalidade de ensino, o aluno cursará o Ensino Médio estruturado em conjunto com a formação de Técnico em Automação Industrial, numa jornada de até 40 aulas semanais (até 8 aulas diárias), em cada uma das 3 séries. Ao final do curso, o aluno terá concluído o Ensino Médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Automação Industrial, com validade nacional, de acordo com o perfil profissional a seguir: O técnico em automação industrial é o profissional que projeta, instala, programa, integra e realiza manutenção em sistemas aplicados à automação e controle de processos industriais; analisa especificações de componentes e equipamentos que compõem sistemas automatizados; coordena equipes de trabalho e avalia a qualidade dos dispositivos e sistemas automatizados. Programa, opera e mantém os sistemas automatizados, respeitando normas técnicas de segurança.

Mercado de trabalho: Indústrias petroquímicas, automobilísticas, alimentícias e de energia; laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa; empresas de prestação de serviços; profissional autônomo.

Informação sobre ETIM

O ensino técnico integrado ao ensino médio destina-se aos candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e compõe-se das partes relativas ao ensino médio (base nacional comum e parte diversificada) e da formação profissional (ensino técnico).

Os cursos são organizados por séries. Cada curso é composto por 3 (três) séries. Cada série terá duração de um ano.

O ensino médio compõe-se por duas partes: Base Nacional Comum e Parte Diversificada.

As disciplinas da Base Nacional Comum, direcionadas para a formação geral do estudante, são as já tradicionalmente estudadas, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Educação Física e Artes.

As disciplinas da Parte Diversificada objetivam ao desenvolvimento de capacidades e de condutas importantes na atualidade, visando à formação para o exercício da cidadania e preparação para o trabalho. O oferecimento dessas disciplinas é diferenciado nas Etecs, as quais dispõem de autonomia para optar por projetos, pelo ensino de filosofia, de sociologia e/ou espanhol. O inglês, que também integra a Parte Diversificada, é obrigatório no ensino médio.

O objetivo do ensino técnico é proporcionar habilitação profissional.

Ao aluno concluinte será conferido e expedido o diploma de Técnico, que lhe dará o direito de exercer as atividades inerentes ao técnico, como também lhe dará o direito de continuidade de estudos no nível da Educação Superior.

Em outras palavras, você cursará um Ensino Médio com a qualidade de uma Etec que lhe possibilitará continuar seus estudos em uma universidade e, ao mesmo tempo, será um técnico formado na modalidade em que escolheu.

Período das aulas: Integral (Manhã e Tarde)


  Plano de Curso – Automação Industrial ETIM 2018