Etec Tereza Nunes

 Etec Tereza Nunes

 

 Nossa primeira denominação foi ETEC Arthur Alvim, dada pelo Decreto nº 53.452, de 18 de setembro de 2008. Iniciamos nossas atividades em julho de 2008, com três turmas do Ensino Técnico de Nível Médio, nas áreas de Infraestrutura e Controle de Processos Industriais. Em 2009, recebemos duas turmas de Ensino Médio e o Técnico também ganhou novas turmas.

Em 27 de abril de 2010, a ETEC Artur Alvim passa a denominar-se ETEC TEREZA APARECIDA CARDOSO NUNES DE OLIVEIRA, através da Lei nº 14.055, proposta pelo Deputado Fernando Capez. No dia 30 de junho de 2010, foi realizada a cerimônia de Entronização da Patrona, que contou com a presença de autoridades e da comunidade.

Nossa localização é privilegiada, pois estamos no centro da COHAB Padre José de Anchieta, Arthur Alvim, Zona Leste, e assim, temos a oportunidade de atender uma população ávida por educação pública de qualidade e é para atendê-la que mobilizamos nosso trabalho e nossos esforços.

Estamos instalados no prédio do antigo CEFAM e em uma parte da Diretoria de Ensino Leste 4, que, a princípio, foram ponto de referência para a localização no bairro. Nossa meta é tornar a ETEC Tereza Nunes, um ponto de referência em educação pública de qualidade.

O prédio no qual a ETEC Tereza Nunes está implantada foi cedido pela SEE e apresentava alguns problemas de infraestrutura os quais vêm sendo resolvidos. A quadra poliesportiva foi coberta em 2011/2012 e a presentou problemas de vazão de água, os quais foram sanados na reforma do prédio realizado em 2014-2015.

No dia 06 de novembro de 2010, foi realizado o evento “Carnaval e Educação – Isto da Samba”, aberto a comunidade, no qual foi feito a apresentação das fantasias da escola. Os alunos do ensino médio fizeram uma exposição sobre a história das bebidas, os alunos do curso de automação industrial e eletrônica apresentaram uma “guerra de robôs”, os cursos de edificações e desenho da construção civil apresentaram as maquetes e esclarecimentos de dúvidas referentes a construção civil, os alunos da Extensão fizeram o plano de marketing e a divulgação do evento e os alunos do curso de de secretariado fizeram a recepção do evento. Neste dia também foram inaugurados os Laboratórios de Instalações Hidráulicas (parceria com a empresa Tigre Tubos e Conexões) e o Laboratório de Telecomunicações (parceria com a empresa Intelbras).

A escola também aproveitou a ideia do TCC dos alunos de Desenho de Construção Civil que contemplava a construção de um laboratório de informática, utilizando um espaço antes subutilizado no prédio “mesanino”. O laboratório foi construído e entregue aos alunos no início do ano letivo 2011.

No final do ano de 2011 a escola formou as primeiras turmas do ensino médio. Tivemos 24 (vinte e quatro)  alunos que ingressaram em universidades públicas.

Em 2012, a ETEC Tereza Nunes, obteve no Vestibulinho, uma média de 7 (sete) candidatos por vaga e iniciou novos cursos de:

  • Curso Técnico em Eletrotécnica
  • Curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
  • Curso Técnico em Edificação Integrado ao Ensino Médio 

 

Implantar os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio foi uma grande experiência. A adaptação e acomodação da comunidade escolar foi um desafio que ainda hoje se faz presente.  

Em 2012, também foi implantada nova extensão, a EE Dep. Raul Pilla em São Miguel Paulista, com o curso de Serviços Jurídicos. 

Com a implantação do  Ensino Técnico Integrado ao Médio – ETIM, tivemos que fazer adaptações na infraestrutura da escola para acolher todos os alunos, bem como é constante o trabalho de conscientização dos alunos quanto aos cuidados com a alimentação, saúde, higiene, direcionamento aos estudos e com o patrimônio público.

Os alunos do ETIM tem 1h20min (uma hora e vinte minutos) de almoço. Para motiva-los a permanecer durante o horário de almoço na escola, a escola instalou 08 (oito) micro-ondas e 03 (três) geladeiras. Organizamos as mesas do pátio, além de incentivar projetos de xadrez e música, além de grupos de estudos. Percebe-se que existe um sentimento de pertencimento e um vínculo forte de amizade entre os alunos do ETIM, e entre eles há uma organização para melhorar os espaços e a convivência.  Após um período de manifestações e reivindicações por parte alunos, os quais chegaram a ocupar algumas escolas do Centro Paula Souza, em agosto de 2016 começamos a servir almoço para os alunos do ETIM. O almoço é preparado fora da escola, sendo transportada em caminhão refrigerado e servida aos alunos das 11h50min às 13h10min

O maior desafio a ser superado foi, e ainda é, a integração entre as coordenações do ensino médio e técnico, bem como dos professores, além do desenvolvimento de um projeto interdisciplinar no qual as disciplinas da base comum do Ensino Médio apresentem significado para as atividades do Ensino Técnico. Essa integração, tão essencial, ainda é um desafio para a comunidade escolar.

 Em 2014 iniciou-se o trabalho do Orientador Educacional que, em parceria com o Coordenador Pedagógico, desenvolveram projetos bem sucedidos de aproximação com os alunos, o que ajudou a diminuir a evasão escolar em todos os cursos e nos indicaram caminhos para desenvolver projetos para aumentar a permanência do aluno na escola.

Em julho de 2014, recebemos a missão de implantar a Etec Itaquera II, e para esta nova unidade foram transferidos os cursos de infraestrutura.

No início de 2015, por motivos de segurança dos nossos alunos, a Extensão EE Antônio Sylvio da Cunha Bueno foi desativada e os cursos ministrados lá foram remanejados. Secretariado e Comércio foram alocados na ETEC Tereza Nunes e o Curso de Transações Imobiliárias foi transferido para a ETEC Itaquera II.   

No dia 19 de outubro de 2015, através do Decreto N° 61.563, conforme aprovação do Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS, foi criada a Escola Técnica Estadual – ETEC Itaquera II, no Município de São Paulo, como Unidade de Ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” – CEETEPS. Desta forma, a Extensão Itaquera II deixou de fazer parte da ETEC Tereza Nunes.

            No ano de 2017 não ofereceremos os cursos de Automação Industrial ETIM, Secretariado e Serviços jurídicos, pois não foi autorizado pelo Centro Paula Souza. Os dois primeiros não foram liberados por se tratar de revezamento com outros cursos, já o curso de serviços Jurídicos foi bloqueado por causa da taxa de conclusão das últimas turmas terem sido inferior a 60%.

 Conforme Portaria CEETEPS/URH-GDS 1453, de 16, publicada no D.O. de 17 de novembro de 2015, MALON DA SILVA OLIVEIRA, foi designado para exercer as atividades de Diretor de Escola Técnica na ETEC, na Escola Técnica Estadual Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira. Tendo como antecessores Maria Inês Benvenuti, que atuou com diretora desta Etec no período de 27 de outubro de 2009 a 16 de novembro de 2015 e Gerson Fernandes Costa Lima que assumiu a direção da escola em 18 de setembro de 2008 a 26 de outubro de 2009.