RENDIMENTO ESCOLAR

Rendimento Escolar

De acordo com o Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Paula Souza (disponível no site do Centro Paula Souza), a avaliação do rendimento em qualquer componente curricular:

I – Será sistemática, contínua e cumulativa, por meio de instrumentos diversificados, elaborados pelo professor, com o acompanhamento do Coordenador e

II – Deverá incidir sobre o desempenho do aluno nas diferentes situações de aprendizagem, considerados os objetivos propostos para cada uma delas.

            Os instrumentos de avaliação deverão priorizar a observação de aspectos qualitativos da aprendizagem, de forma a garantir sua preponderância sobre os quantitativos. As sínteses de avaliação do rendimento do aluno, parciais ou finais, elaboradas pelo professor, serão expressas em menções correspondentes a conceitos, com as seguintes definições operacionais:

Da Promoção

Será considerado promovido no módulo ou série o aluno que tenha obtido rendimento suficiente, expresso pelas menções “MB”, “B” ou “R”, nos componentes e a frequência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho escolar, considerando o conjunto dos componentes curriculares.

O aluno com rendimento insatisfatório em até três componentes curriculares, exceto na série ou módulo final, a critério do Conselho de Classe, poderá ser classificado na série/módulo subsequente em regime de progressão parcial, desde que preservada a sequência do currículo, devendo submeter-se, nessa série/módulo, a programa especial de estudos.

Da retenção

Será considerado retido na série ou módulo, após decisão do Conselho de Classe, quanto ao rendimento, o aluno que tenha obtido a menção I:

  • em mais de três componentes curriculares; ou
  • em até três componentes curriculares e não tenha sido considerado apto pelo Conselho de Classe a prosseguir estudos na série ou módulo subsequente; ou
  • na série/módulo final em quaisquer componentes curriculares, incluídos os de série(s) ou módulo(s) anterior (es), cursados em regime de progressão parcial.

Da solicitação de Reconsideração: é direito do aluno solicitar revisão da avaliação do seu desempenho.
Obedecida a legislação vigente, os estudantes retidos ou seus representantes legais poderão solicitar à direção da escola, reconsideração da decisão, que será apreciada nos termos deste Regimento.

  • O pedido de reconsideração de que trata o caput deverá ser protocolado na secretaria acadêmica em até 10 dias úteis da divulgação dos resultados.
  • A direção da escola terá o prazo de 10 dias letivos, a partir da data do pedido, para informar sua decisão.

Da solicitação de Reclassificação: é direito do aluno solicitar uma nova revisão do seu desempenho para alterar a sua classificação na série/módulo.

  • A Reclassificação não pode ser feita por alunos que ficaram em Progressão Parcial, nem por alunos retidos em série/módulo final.
  • O pedido de reclassificação de que trata o caput deverá ser protocolado pelo aluno ou seu responsável, se menor, na secretaria acadêmica em até 05 dias úteis da divulgação dos resultados.
  • A direção da escola terá o prazo de 05 dias letivos, a partir da data do pedido, para informar sua decisão.

 

Progressão Parcial

Os alunos em Progressão Parcial deverão comparecer na Diretoria Acadêmica para ciência do Programa Especial de Estudos (Doc. 31 – Sistema Etec). Menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável.

Aproveitamento de Estudo

Verificar o período no mural de avisos da Diretoria Acadêmica.

Procedimento: O aluno deverá providenciar cópia da documentação comprobatória e preencher o requerimento na Diretoria Acadêmica. A Comissão analisará os documentos comprobatórios e solicitará avaliação de competência, caso julgue necessário.   Até sair o resultado, o aluno deverá cursar normalmente as aulas para não ser prejudicado, na eventualidade de indeferimento.

Vagas Remanescentes (vagas disponíveis)

A Diretoria Acadêmica afixará no mural os Editais contendo esclarecimentos referentes ao preenchimento das vagas disponíveis.